segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Qual o problema de Filmes baseados em Video Games?

Não é de hoje que os games nos brindam com enredos excelentes, mesmo em 8 e 16 bits tivemos jogos como Super Mario, Alex Kid, Megaman... entre outros, passando pelos grandiosos jogos da nova e novissima geração de jogos (Prince of persia do PS2, Last of Us do PS4) dando alguns exemplos.
Com esses exemplos de historias e enredos que agradam quase que 100% dos gammers, o cinema as vezes pega uma "carona" no sucesso e faz uma adaptação, ou pelo menos tentam, mas qual o maior problema com esse gênero no cinema?

Posso entrar numa polemica grande agora, mas como de costume neste domingo assisti a um filme, e o escolhido foi Warcraft, que no Brasil ganhou o subtitulo de "O Encontro de Dois Mundos". Nunca havia jogado nenhum jogo da franquia Warcraft por isso achei que seria um bom entretenimento, mas tive uma leve decepção.


Quanto ao filme achei com uma historia um pouco cansada e seus efeitos especiais, não tão realistas (não que eu encontre Orcs ou Grinphons por ai, ou indo pra faculdade pra poder tomar uma base de realismo.) mas achei que os efeitos ficaram a desejar, o desenvolvimento dos personagens foi outra coisa que me deixou bastante chateado, como aquela amizade entre o 'Medivh' e Sir Lothar, que foi simplesmente empurrado pra gente que existia uma amizade de decadas entre eles e que não me convenceu, o mesmo quando (ALERTA DE SPOILER!!) o filho de Sir Lothar morreu em batalha, não nenhuma carga emocional. Finalizando e fazendo ponte com Game of Thrones, o filme é resolvido em dois 'Julgamentos por combates' . Claro que tambem houveram coisas muito boas com a "infidelidade" da Garona, as magias e o que mais gostei foi o mago Hadggar e toda sua evolução durante o filme.

Pensei primeiramente em fazer uma critica sobre este filme, mas não consegui tirar da mente o fato de que a industria Hollywoodiana não acertar em filmes de Games, claro que a adaptação nem sempre é fiel, mas tiremos casos de filmes como "Prince of Persia - The Sands of Time (2010)" ou "Mortal Kombat (1995)", que beberam bastante da fonte e saíram ótimos trabalhos. A adaptação de MK faz justiça ao game que faz sucesso ate hoje, com uma historia muito fiel e boas coreografias é sem duvida um dos melhores filmes baseados em games, se não o melhor, pelo menos em fidelidade. Prince of Persia é aquele tipico caso de filme da Disney, no filme de 2010 foi baseado e com grande fidelidade na trilogia The Sands of Time (The Sands of Time - Warrior Withim e The Two Thrones) que teve diversos elementos clássicos da serie como o Parkuor e as areias do tempo.














Creio que Street Fighter tinha tudo pra dar certo, mas deram o estrelato a Van Dame como o Guile foi seu maior pecado. Embora com elenco de peso, o proprio Van Dame e Raul Juliá que interpretou o Mr Bison, que morreu nas vesperas do lançamento do filme.
Embora falando em filmes de luta, ainda gosto de Tekken, DOA e Double Dragon com um dos meus atores favoritos o Mark Dacascos, gosto pois são bem divertidos. Engraçado é ver que em epocas como 2001 o filme da Lara Crof - Tomb Raider estava sendo lançado e bem requisitado pela critica, hoje é quase que uma perola do cinema.





Nem tudo são apenas perolas do cinema, deixando de lado os filmes DOA, Double Dragon, que fizeram a alegria das suas tarde na Sessão da Tarde, muitos filmes baseados em jogos são muito bons de verdade, esta saindo agora o novo filme do Final Fantasy XV, antes tivemos tambem o Final Fantasy VII aclamado por muitos, fãs e não fãs da franquia FF, passando agora para as terras do Tio Sam temos Need for Speed e Terror em Silet Hill que são bons exemplos de filmes baseados em jogos que deram certo. Nas animações temos as animações da Terra do Sol Nascente de Resident Evil que são meio que uma "Emenda" entre alguns jogos, como o Resident Evil Degeneration e Danation.



Mas falar em filmes baseados em games e não falar da franquia de Resident Evil seria muito complicado, querendo ou não, é a franquia que deu certo no cinema, existem que ama (como eu) e quem o odeie, diferente dos exemplos de Prince of Persia, Resident não utiliza de sua fonte primordial que são os jogos como uma base para o filme, mantendo elementos essenciais mas nada de uma grande fidelidade, como quando deixaram Leon S. Kennedy como um bobão no 5º filme, mas são ótimos filmes de ação com uma dose de terror sem contar na grana que geram para a Sony, estúdio por trás da franquia.


Talvez não exista a "formula"ou talvez o publico esteja mais exigente quanto a esse gênero, para um filme baseado em game, existem os que dão certo sendo fieis e outros que são sucesso financeiramente mas deixam a desejar quanto ao material de origem. Nos resta agora aguardar filmes como Assassins Creed interpretado por Michael Fassbender (Magneto do X-men primeira classe), entre outros grandes nomes que estão por vir.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário